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Metas SMART em vendas: o método seguro para RESULTADOS MAIS RÁPIDOS

metas SMART em vendas

As metas SMART em vendas não são promessas milagrosas, muito menos um termo “diferentão” para mais do mesmo.

Entenda que clareza é indispensável para que tudo na vida ocorra com o máximo de segurança e promova o alcance dos resultados desejados.

Se você desconfia de um produto, serviço ou método quando vê as palavras “vendas”, “resultados” e “rápidos” em uma frase só, saiba: eu entendo você!

O mundo anda cheio de promessas vãs; de pessoas que desejam tirar proveito de outras, etc.

Há muita coisa ruim por aí, — de fato.

Entretanto, aqueles que optam por enveredar por esse caminho costumam ter uma jornada empreendedora curta.

Se esse é o seu receio quanto ao tema “metas SMART em vendas“, de antemão, quero lhe deixar tranquilo(a).

Afinal, ao longo do conteúdo que elaborei especialmente para você, vai perceber o quanto ele é prático, capaz de colaborar para o alcance das suas metas e, consequentemente, dos seus resultados.

Porém, para que isso ocorra, preciso que você mantenha a sua atenção durante todo o artigo.

Só assim, você vai ser capaz de promover uma transformação nos seus resultados.

Dito isso, descubra quais são os principais pontos sobre metas SMART em vendas que selecionei especialmente para você, logo abaixo:

  • O que é metas SMART em vendas?
  • “S” de “specific” ou “específico”
  • “M” de “mensurable” ou mensurável
  • “A” de “attainable” ou alcançável
  • “R” de “relevant” ou “relevante”
  • “T” de “time based” ou “temporal”
  • Seja um Vendedor Águia!

O que é metas SMART em vendas?

As metas SMART em vendas possuem como principal objetivo uma transformação positiva nos seus resultados. E, para que isso seja possível, essas metas precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e oportunas. A primeira letra de cada uma dessas palavras, em inglês, formam o acrônimo SMART.

A metodologia costuma ser aplicada na administração de empresas.

Porém, a sua abordagem é tão ampla que não se restringe apenas à área de vendas, ao âmbito profissional, mas pode ser utilizada inclusive no pessoal.

As metas SMART, ao trazerem mais clareza para a construção dos seus objetivos na área de vendas, são capazes de melhorar não apenas os seus resultados, mas também toda a gestão do seu empreendimento.

As metas SMART são importantes, pois, por serem uma das principais práticas de administração, visa manter os seus pés no chão

Dessa forma, ela vai colaborar para que as suas tomadas de decisão em vendas sejam o mais realista possível frente ao alcance dos objetivos desejados.

Se esse é o seu intento, você está no lugar certo!

Afinal, essa ferramenta é fácil de usar e o seu método não requer nenhum conhecimento anterior.

Atenção: saiba que, logo abaixo, vou tratar de cada uma das letras do acrônimo SMART de forma adaptada à área em questão.

Fique ligado(a)!

“S” de “specific” ou “específico”

metas SMART em vendas

Especifique as metas SMART em vendas com muito cuidado!

Parece óbvio quando eu digo “especificar”, não é mesmo?

É por isso que friso “tenha muito cuidado!”

Aqui você precisa ser pragmático(a) quanto ao significado das palavras, pois o erro na especificação das suas metas, vai lhe custar o seu maior ativo, o seu tempo, — além de recursos financeiros.

E não é isso que você deseja, certo?

Para que evite erros, vou demonstrar alguns tipos de metas que você pode adotar junto ao seu empreendimento:

Observação: esses são apenas alguns exemplos, mas sempre tenha como ponto de partida a sua demanda. Para isso, analise o atual contexto do seu negócio.

Além disso, para tornar o seu aprendizado ainda mais fácil quanto ao tema “metas SMART em vendas“, vou fazer o seguinte: vou pegar um dos exemplos citados acima e aplicá-lo às demais letras do acrônimo no decorrer do artigo.

Ao final, você vai compreender como aplicar o método em questão com mais praticidade.

Dito isso, dado o contexto do artigo, vou considerar que a sua meta é “gerar mais vendas“.

Vamos à próxima letra! 

“M” de “mensurable” ou mensurável

Você jamais vai conseguir avaliar a qualidade de uma ação sem realizar a sua medição.

Por isso, mensurar as suas metas SMART em vendas é tão importante.

Lembre-se sempre: você precisa manter os pés no chão, ser realista!

Caso contrário, há grandes chances daquilo que você deseja não acontecer.

Portanto, escale as suas métricas de vendas e defina o faturamento a ser utilizado!

Dessa forma, você vai ter referência para acompanhar o seu desenvolvimento.

Para tornar isso possível, reserve um tempo para refletir sobre as suas metas ou reúna-se com a sua equipe para defini-las conforme a realidade do grupo.

Observação: uma forma muito interessante de mensuração é pegar como referência os três últimos meses de resultado em vendas do seu negócio.

Desse jeito, você vai conseguir encontrar pontos de melhoria.

Atenção: já que a sua meta é direcionada às vendas, redobre o seu cuidado, pois, caso não seja bem definida, isso pode abalar a motivação do seu time.

“A” de “attainable” ou alcançável

metas SMART em vendas 3

As metas SMART em vendas devem ser alcançáveis.

É muito comum encontrar empreendedores que sonham alto.

Talvez esse seja o seu caso.

Sendo bem honesto contigo: isso é muito bom!

Entretanto, não adianta viver sonhando se você não puder transformar esse sonho em realidade, certo?

Assim, traçar caminhos possíveis de serem percorridos é imprescindível para que você alcance o resultado desejado.

O ponto-chave para tornar a sua meta alcançável é justamente o autoconhecimento, — nesse caso, partindo do pressuposto que você não dispõe de uma equipe.

Porém, caso você lidere um time, precisa conhecer as habilidades de cada um dos componentes.

Afinal, é a partir desse ponto que você, por exemplo, vai definir um valor em vendas para um time de profissionais devidamente capacitados alcançar.

“R” de “relevant” ou “relevante”

Lembra que, a pouco, comentei sobre a preocupação que você deve ter com a motivação da sua equipe, caso tenha uma?

Nas metas SMART em vendas, a relevância é necessária por conta disso.

Afinal, se a sua equipe não identificar relevância nas metas estabelecidas, por que ela daria o melhor de si? 

O que, de fato, iria estimulá-la na busca incessante pela realização das metas?

Perceba o quanto o significado de cada letra presente no acrônimo SMART necessita de clareza…

Portanto, ao definir as suas metas em vendas, os vendedores que estiverem envolvidos no processo devem sentir que, para alcançá-las, tudo deve estar diretamente alinhado aos seus objetivos pessoais, — não apenas aos da empresa.

“T” de “time based” ou “temporal”

metas SMART em vendas 4

Aqui, nesta letra, o desfecho da metas SMART em vendas.

Sem um tempo definido para realização de uma meta, dificilmente você ou qualquer outro indivíduo vai se comprometer de fato com ela.

Ainda que você, por algum imprevisto, necessite alterar a meta, prolongá-la, bater o martelo quanto a sua definição é indispensável para ter clareza e assim poder realizá-la.

Tenha em mente que definir o tempo para as suas metas SMART vai lhe proporcionar tanta clareza que, até nas definições de planos de ação futuros, você vai ganhar em assertividade.

Se você gostou do método SMART em vendas, saiba que há outro, um ainda mais completo, que vai lhe permitir resultados exponenciais.

Se está curioso(a) para saber qual é, vou lhe explicar, mas antes assista um vídeo feito sob medida que para você, pois ele contextualiza o método ao qual me refiro:

Seja um Vendedor Águia!

A metodologia das metas SMART em vendas está presente em uma outra muito mais completa.

Se você viu o vídeo acima, já faz ideia do que estou falando…

Entretanto, vou lhe dar um spoiler aqui!

Imagine que, através de 4 passos simples, você vai ser capaz de conquistar resultados exponenciais.

Imagine um método capaz de promover isso de forma consistente.

Imagine economizar o seu ativo mais precioso, o seu tempo, em falhas, erros necessários para o aprendizado e alcance dos objetivos desejados.

Ao aprender esse método, VOCÊ VAI SER CAPAZ DE CONQUISTAR OS SEUS OBJETIVOS ENQUANTO DORME!!

Parece exagerado afirmar isso, não é mesmo?

Entretanto, saiba que ele foi muito bem sistematizado.

Afinal, é fruto de muita observação ao longo dos meus últimos anos de atuação, de experiência, junto ao mercado digital.

Devo lhe confessar que errei bastante para chegar a essa metodologia.

Porém, hoje, posso me dar ao luxo de estar em qualquer lugar, com as pessoas que amo, sem perder nenhum momento importante da vida por conta do trabalho.

Se você já atuou no mercado de vendas, sabe o quanto vender pode ser desgastante.

Mas saiba que isso só ocorre com quem não faz uso do método certo.

E é por isso, por saber dessa dificuldade e também ter consciência da brevidade da vida é que decidi compartilhar o meu método contigo.

Não faço isso por querer ser “bonzinho”, eu simplesmente decidi deixar a minha marca no mundo.

Foi isso que me impulsionou na descoberta de uma nova perspectiva em vendas, um novo olhar, uma visão mais ampla, estratégica, de cima para baixo.

Se você deseja descobrir esse método e conquistar sua independência financeira o mais rápido possível, clique no botão abaixo e descubra agora mesmo!

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A mente por trás do Vendedor Águia

Marcos Paulo é conhecido como Vendedor Águia. Empresário, Copywriter e CEO do Grupo Vendedor Águia, empresa especializada em Educação e Negócios Digitais.
Realizou +18 mil vendas em 20 países diferentes, possui +1.2 milhões de seguidores em seus perfis no Instagram e ajudou +3 milhões de empreendedores em seu canal no YouTube.

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