Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
  1. Inicio
  2. /
  3. Vendas
  4. /
  5. Lista de arquétipos e seus significados: descubra o seu e VENDA MAIS

Lista de arquétipos e seus significados: descubra o seu e VENDA MAIS

Blog Vendedor Águia

A lista de arquétipos e seus significados será um divisor de águas na sua vida, não apenas no seu negócio.

E digo isso, pois a lista de arquétipos foi construída sobre os modelos nos quais os seres humanos vêm adotando ao longo da existência.

O responsável por levar o conceito dos arquétipos para psicologia foi Jung, psicanalista e discípulo de Freud.

Através da lista de arquétipos e seus significados, você vai descobrir qual o arquétipo está vivenciando neste exato momento; quais são os pontos fortes e pontos fracos dele; e como adotar outro modelo, caso seja necessário, para que possa alcançar os seus objetivos.

Você não precisa utilizar todos os arquétipos.

Entretanto, selecionar aquele que está mais alinhado aos seus objetivos, permite que você conquiste grandes resultados em vendas.

Devo ressaltar que os arquétipos estão associados ao seu inconsciente e comportamento.

E, como tal, conhecê-los vai ajudá-lo (a) trabalhar o seu lado luz e sombra. É um convite para o autoconhecimento.

É importante frisar isso, pois, muito do seu resultado em vendas parte da sua autoconfiança

E para que você possa promover a sua transformação e consequentemente o alcance dos seus sonhos foi que o Grupo Vendedor Águia, especialista em vendas digitais, preparou um conteúdo sob medida para ajudá-lo (a) nessa jornada.

Confira os assuntos tratados neste artigo, logo abaixo:

  • O que são arquétipos?
  • Conheça os 12 principais arquétipos e seus significados
  • Como usar os arquétipos para vender mais
  • Seja um Vendedor Águia!

O que são arquétipos?

Os arquétipos são características de personalidade que todos nós possuímos. Entender esses aspectos importantes do comportamento humano vai ajudá-lo a si conhecer melhor, a identificar outras pessoas e consequentemente os seus clientes. Com essas informações, você vai fazer melhores escolhas, alcançar metas significativas e se comunicar melhor com os outros.

A compreensão dos arquétipos também é uma importante ferramenta de marketing que vai ajudar sua empresa a vender mais.

Uma lista de arquétipos e seus significados é extremamente útil não apenas para se conhecer melhor, mas também para entender como as outras pessoas se comportam e decidem, e como isso afeta a forma como elas reagem a uma mensagem de marketing. 

Essa lista inclui os seguintes arquétipos: 

  • Rebelde;
  • Aprendiz;
  • Criador;
  • Iniciador;
  • Herói;
  • Amigo;
  • Guerreiro;
  • Mago;
  • Soberano;
  • Amante;
  • Mestre;
  • Senhor.

Da lista de arquétipos e seus significados, posso citar, por exemplo, o Rebelde – arquétipo que desafia as regras com um espírito de revolta, mas também é aberto a novas possibilidades e experiências. 

Pessoas com esse tipo de arquétipo são ótimos para empresas inovadoras que oferecem produtos ou serviços fora da curva. 

O Rebelde é atraído por marcas únicas com histórias interessantes sobre as quais eles podem se relacionar.

E posso citar também o Aprendiz, arquétipo que está sempre em busca de conhecimento.

Conheça os 12 principais arquétipos e seus significados

Da lista de arquétipos e seus significados, é importante que você saiba mais sobre cada um dos tipos.

Portanto, confira-os a seguir:

Rebelde

O arquétipo do rebelde é um dos mais conhecidos e estudados na psicologia.

O rebelde luta para desafiar as normas, as regras sociais e a autoridade.

As pessoas que se encaixam neste arquétipo tendem a tomar as rédeas de suas próprias vidas e, em alguns casos, podem ser vistos como heróis ou figuras de rebeldia. 

Estes indivíduos geralmente estão cheios de energia, determinação e vontade de mudar o mundo. 

Se você se identifica como um rebelde, acredita-se que você tem a capacidade de descobrir novos meios e recursos, fornecendo soluções criativas nos momentos mais difíceis. 

Estas características podem ajudar você no mercado de trabalho e como empreendedor, pois é difícil ser um líder bem-sucedido sem alguma rebeldia.

Aprendiz

O arquétipo do aprendiz é aquele que foge das regras, mas compreende os fundamentos para quebrá-las com inteligência. 

É curioso, aquilo que procura sempre aprender mais, reinvestir seu conhecimento e entender a complexidade da vida. 

Esta é a personalidade destinada a criar coisas novas, aprimorar os processos e descobrir algo que já existe. 

Ao compreender seu potencial de aprendizado, é mais fácil para o aprendiz alcançar ótimos resultados.

Criador

O arquétipo do criador é um tipo de arquétipo que está intimamente ligado à criatividade, tomada de risco e inovação

Está associado à ideia de liberdade, autoconfiança, força de vontade e ação de transformar sonhos em realidade. 

Se você acredita que é um arquétipo do criador, você provavelmente tem uma natureza independente, curiosa, desafiadora e inventiva.

Por esses e outros motivos, aqueles que possuem esse arquétipo costumam ser grandes líderes, inovadores, empreendedores e artistas.

Iniciador

Se na lista de arquétipos e seus significados você está em busca de um para o pontapé inicial em um projeto, o Iniciador é uma ótima opção. 

Ele vai ajudá-lo (a) a fazer acontecer, agir e tirar projetos do papel. 

Ele inspira o desejo por mudanças e motivação para levá-lo (a) à ação

Ao engajar-se com este arquétipo, você terá mais ânimo para vender e alcançar melhores resultados.

Herói

O arquétipo do herói costuma ser um dos mais importantes de todos a serem considerados. 

Representa aqueles que são capazes de superar qualquer desafio e conquistar os seus objetivos

Quem utiliza-o é conhecido por ser destemido, forte e leal. 

Ainda assim, precisa haver cuidado na sua utilização para que não transmita uma imagem de arrogância. 

Além disso, é importante compreender que não existem heróis perfeitos. 

Aqueles que possuem este arquétipo precisam encontrar um equilíbrio entre os seus ideais e a realidade.

O uso consciente deste arquétipo vai ajudá-lo (a) a alcançar grandes resultados.

Amigo

O arquétipo do amigo vê clientes como amigos e se esforça para criar relacionamentos com eles. 

Seu lema é: “eu estou aqui para ajudar e para fazer amizade”. 

A chave para o sucesso, nesse caso, é ouvir atentamente os clientes e se fazer presente para ajudá-los. 

Com isso, as vendas aumentam naturalmente.

Guerreiro

O arquétipo guerreiro é o protetor da justiça e dos direitos humanos. 

Estes indivíduos são determinados, disciplinados e autoconfiantes. 

Estão dispostos a lutar por aquilo que acreditam ser certo, por isso são capazes de enfrentar quaisquer desafios, tanto interpessoais quanto profissionais.

Eles são diferentes de líderes naturais, pois não precisam de reconhecimento ou elogios para se manterem motivados. 

Eles são altamente motivados por si mesmos. 

Releia a lista de arquétipos e seus significados para descobrir qual se encaixa melhor na sua personalidade.

O arquétipo do guerreiro pode ser o certo para você.

Mago

O arquétipo do mago é utilizado para representar a pessoa que busca a sabedoria e que possui habilidades para contribuir para a melhoria da vida das outras pessoas

Esta habilidade pode ser encontrada em todos os níveis, inclusive a de ajudar seguidores a encontrar o propósito da vida.

Soberano

O arquétipo do soberano é aquele que busca transmitir autoridade ao longo de sua jornada para educar e inspirar os outros. 

Significa se tornar o líder de sua própria vida, buscando direcionar seu caminho com criatividade, empreendedorismo e confiança. 

Amante

O arquétipo do amante está relacionado à paixão, amor, sedução e desejo. 

Se você é capaz de representar esse arquétipo, você definitivamente consegue atrair compradores e vender mais.

 Utilize o poder da paixão e o desejo para encantar os seus clientes.

Mestre

O arquétipo do mestre é aquela pessoa com grande experiência na área, que sabe ensinar e guiar. 

Essa figura possui profundo conhecimento e usa seus dons para impactar a vida das pessoas. 

Não há limites para seu poder de motivação e capacidade de inspirar os outros a fim de atingirem seus objetivos pessoais. 

Se você se identifica com o arquétipo do mestre, saiba que você tem o poder de mudar a vida das pessoas e, ao mesmo tempo, impulsionar sua venda.

Senhor

O arquétipo do senhor é aquele que traz a autoridade e o líder espiritual. 

Ele é simbólico da sabedoria e compreensão profundas

É um líder, mentor e protetor, representando força, decisão e justiça.

Interessante, né?

Esta lista de arquétipos ajudará você a saber qual é o seu e como isso pode IMPACTAR os seus resultados de venda.

Como usar os arquétipos para vender mais

Saiba que 95% das nossas decisões de compra são inconscientes

E os tipos de arquétipos são pautados justamente em padrões inconscientes.

Para se utilizar dos arquétipos para promover mais vendas, tenha em mente quem você é, qual o objetivo deseja realizar e busque estudar os pontos positivos negativos de cada arquétipo.

Desse modo, você vai ser capaz de escolher aquele que vai ajudá-lo (a) a alcançar os resultados desejados.

Confira um conteúdo que elaborei especialmente para ajudar você ao longo da sua jornada:

Observação: a técnica não é uma fórmula pronta. Ela é formada por  pilares onde você deve encaixar o seu contexto para, assim, executá-la.

Seja um Vendedor Águia!

Na lista de arquétipos e seus significados adicionei os mais conhecidos.

Porém, saiba que o vendedor águia representa um arquétipo em vendas

Esse é o tipo de profissional que provoca mudanças radicais, pois possui um olhar inovador – que antecipa o futuro.

Esse também costuma ser o melhor perfil para quem deseja crescer e se consolidar no digital.

E se esse é o seu desejo, não perca tempo, clique no botão abaixo e descubra como se tornar um vendedor (a) águia agora mesmo!

Observação: essa é a prova que nunca foi tão fácil conquistar grandes resultados com tão pouco.

Compartilhe nas Redes Sociais

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

A mente por trás do Vendedor Águia

Marcos Paulo é conhecido como Vendedor Águia. Empresário, Copywriter e CEO do Grupo Vendedor Águia, empresa especializada em Educação e Negócios Digitais.
Realizou +18 mil vendas em 20 países diferentes, possui +1.2 milhões de seguidores em seus perfis no Instagram e ajudou +3 milhões de empreendedores em seu canal no YouTube.

Posts Recentes
Anúncios

Aprenda a vender todos os dias