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7 etapas do funil de vendas: como transformar leads em clientes

Blog Vendedor Águia

Descobrir quais são as 7 etapas do funil de vendas é indispensável, pois é através delas que você vai ser capaz de atrair clientes em potencial de forma magnética e gerar resultados incríveis.

Saiba que a venda ocorre através de um processo. E há etapas a serem cumpridas.

Descobri-las é importante para que você identifique em que momento o seu lead/cliente em potencial se encontra.

Isso vai fazer toda diferença, pois assim você é capaz de economizar o seu precioso tempo e aumentar consideravelmente a sua taxa de conversão.

E cá entre nós: qualquer pessoa, em sã consciência, que queira alcançar grandes resultados em vendas, deseja um cenário desse, certo?

Ao agir dessa forma no digital, com o passar do tempo, você vai conquistar mais autonomia, liberdade financeira e geográfica.

Isso vai permitir que você possa desfrutar de momentos especiais e aproveitar ainda mais a sua vida.

Eu sei o quanto isso é importante. Esse também já foi um desejo meu. E consegui alcançá-lo antes mesmo de completar 30 anos.

Portanto, se é isso que realmente deseja, saiba que o Grupo Vendedor Águia, especialista em vendas digitais, vai compartilhar as 7 etapas do funil de vendas contigo — para que você possa alcançar os resultados desejados.

Confira os assuntos tratados neste artigo, logo abaixo:

  • O que é o funil de vendas?
  • As 7 etapas do funil de vendas
  • Seja um Vendedor Águia!

O que é o funil de vendas?

As 7 etapas do funil de vendas compõem o passo a passo para você transformar leads em dinheiro. Logo, o funil de vendas consiste em uma metodologia usada para mensurar o caminho percorrido pelos potenciais clientes até a concretização da venda. Ele é dividido em etapas, sendo que cada uma delas representa um estágio do processo de aquisição das suas soluções.

Conhecer as etapas desse funil é importante para qualquer profissional que trabalha com vendas, pois ele ajuda a identificar onde estão os principais gargalos do negócio e quais melhorias podem ser feitas para aumentar as taxas de conversão.

Convenhamos: quanto mais clareza houver ao longo da jornada do cliente, melhor para ele e consequentemente para você também.

Por isso, como todo processo, o funil de vendas deve ser bem planejado e executado para que você alcance o resultado esperado.

Dito isso, imagine a seguinte situação: alguém, entra em contato diretamente com você para saber mais sobre as suas soluções, alegando que gostou delas.

Essa pessoa, após um bom tempo de conversa, em meio à interação chega a conclusão de que não tinha entendido muito bem a proposta do seu serviço e/ou produto ao ter acesso à uma campanha sua.

Ou seja, por não mapear muito bem as etapas do funil de vendas do seu negócio, você perdeu um tempo precioso com um possível cliente que ainda não estava no momento certo para o contato direto contigo ou até mesmo para cogitar a etapa do fechamento…

Portanto, se você deseja tornar as suas ações em vendas mais estratégicas e otimizar os seus processos, descubra quais são as 7 etapas do funil de vendas.

As 7 etapas do funil de vendas

Blog Vendedor Águia
Prepare-se, pois agora você vai conhecer o poder das 7 etapas do funil de vendas.

Atente-se a cada uma delas para poder aplicá-las da maneira devida e assim promover mais clareza no seu processo de vendas.

 

Você já está ciente que é desse modo que vai conseguir gerar resultados exponenciais através do digital.

 

Dito isso, confira quais são as 7 etapas do funil de vendas:

1. Prospecção 

Defina seus objetivos de prospecção. Antes de começar a procurar potenciais clientes, você precisa saber exatamente o que está procurando.

Identifique seu público-alvo. Uma vez que você sabe qual é o seu objetivo, é hora de pensar em quem você quer atingir com sua prospecção. 

Escolha as ferramentas certas. Existem muitas ferramentas diferentes que você pode utilizar para prospectar novos clientes. Escolhê-las devidamente vai te ajudar a economizar tempo, dinheiro e esforço.

Algumas das ferramentas mais populares para prospectar:

  • Pesquisas online;
  • Redes sociais;
  • listas de leads;
  • eventos de networking.

Faça uma lista de potenciais clientes. Uma vez que você tenha escolhido as ferramentas certas, é hora de começar a fazer essa lista. 

Lembre-se: quanto mais específico for o seu alvo, melhores serão os resultados da sua prospecção.

Pesquise mais sobre os seus clientes em potencial. Conheça a história deles, os principais produtos/serviços que eles buscam e qualquer outra informação relevante, pois vai ajudá-lo (a) a ter uma conversa mais significativa .

Conecte-se com eles. Para isso, tenha um bom script. E deixe claro qual a sua real intenção ao entrar em contato com eles.

Faça um follow up rápido com eles para manter avida útil dos seus contatos quentes.

2. Qualificação

Para qualificar os seus leads, você precisa identificar o seu público-alvo.

Uma vez que tenha clareza quanto a quem deseja atingir, você pode começar a criar critérios para determinar se um lead é qualificado. 

Alguns critérios comuns de qualificação de leads incluem o nível de interesse, o orçamento, a necessidade e a timeline.

Das 7 etapas do funil de vendas, a qualificação é um divisor de águas.

Afinal, é através dela que você deve filtrar os clientes que estão realmente dispostos a conhecer as suas soluções.

3. Abordagem 

A etapa de abordagem é quando, de fato, você identifica o potencial cliente e começa a estabelecer uma relação com ele.

Nesta etapa, busque compreender as necessidades e desejos dele, e apresente o seu produto e/ou serviço poder atendê-lo.

Além disso, é importante que você crie uma boa impressão e demonstre profissionalismo para conquistar a confiança do potencial cliente.

Não se esqueça: a primeira impressão é a que fica!

Se você deseja realmente gerar relacionamento com o seu cliente, precisa compreender de uma vez por todas que a etapa da abordagem, nesse contexto, possui uma relevância ainda maior dentro do funil de vendas

4. Proposta

A etapa de proposta é uma das mais importantes do funil de vendas

Nesta etapa, faça ao futuro cliente uma proposta comercial que detalhe os termos e condições da venda

É importante que a proposta seja bem elaborada e que deixe claro todos os detalhes do negócio para evitar problemas mais adiante.

Observação: a pior situação que pode ocorrer em uma proposta são as surpresas indesejadas. Seja paciente com o seu futuro cliente e faça questão de mencionar para ele, inclusive, as “letras miúdas”.

5. Negociação 

Nessa etapa, você deve estabelecer uma base para a negociação — pode ser através de uma oferta irresistível

Saiba que a sua proposta pode ou não ser aceita pelo cliente em potencial

Prepare-se para as objeções…

Só assim, você vai conseguir quebrá-las prontamente e levar os seus clientes em potencial para a etapa de fechamento.

A negociação é importante para garantir que o acordo seja vantajoso para ambas as partes.

6. Fechamento 

Para muitos, a etapa de fechamento é a última etapa do funil de vendas, onde o vendedor procura finalizar o processo de vendas. 

Para mim, ela é a penúltima.

Até porque, o desfecho dessa etapa marca o início de uma outra onde você vai poder vender com recorrência para o seu então cliente.

É importante que você tenha um plano de fechamento bem definido e siga essas 7 etapas para maximizar as chances do seu sucesso:

  1. Identifique o momento certo para fechar;
  2. Faça uma oferta irresistível;
  3. Crie urgência e escassez;
  4. Supere as objeções do cliente;
  5. Use técnicas de psicologia reversa;
  6. Feche com um “bombeamento”;
  7. Preparar-se para o follow-up (pós-venda), após o fechamento.

7. Pós-venda

A etapa de pós-venda é importante para assegurar que o seu cliente fique satisfeito com a aquisição e esteja disposto a comprar sempre contigo.

Uma das melhores formas de manter os clientes satisfeitos é: ofereça um serviço de atendimento ao cliente excelente. 

Para isso, tenha representantes do atendimento ao cliente disponíveis ou faça você mesmo, mas esclareça as dúvidas dos seus clientes e resolva quaisquer problemas que possam surgir.

Além do serviço de atendimento ao cliente, você também pode oferecer garantias e políticas de devolução amigável para eles

Essas garantias promovem a garantia de que eles terão o suporte devido caso algo dê errado com a aquisição. 

Observação: as políticas de devolução amigáveis são importantes, pois isso demonstra o quanto a empresa se importa com o bem-estar do cliente e está disposta a fazer as coisas certas para mantê-lo satisfeito.

Após descobrir as 7 etapas do funil de vendas, confira um vídeo que fiz para ajudar você a conquistar os resultados que sempre desejou através da arte das vendas:

Observação: a técnica não é uma fórmula pronta. Ela é formada por  pilares onde você deve encaixar o seu contexto para, assim, executá-la.

Seja um Vendedor Águia!

Após descobrir as 7 etapas do funil de vendas, fica evidente o quanto esse conhecimento gera clareza e o quanto elas são indispensáveis para gerar resultados incríveis, certo?


Por isso, se você deseja descobrir o melhor método de vendas online do mercado, que contempla todas as etapas do funil de vendas e que é o principal responsável pela conquista da minha autonomia, liberdade financeira e geográfica (já realizei mais de 18.000 vendas), não perca tempo, clique no botão abaixo e saiba mais!

Observação: essa é a prova que nunca foi tão fácil conquistar grandes resultados com tão pouco.

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A mente por trás do Vendedor Águia

Marcos Paulo é conhecido como Vendedor Águia. Empresário, Copywriter e CEO do Grupo Vendedor Águia, empresa especializada em Educação e Negócios Digitais.
Realizou +18 mil vendas em 20 países diferentes, possui +1.2 milhões de seguidores em seus perfis no Instagram e ajudou +3 milhões de empreendedores em seu canal no YouTube.

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