A prospecção de clientes costuma ser um desafio para qualquer empreendedor.
Afinal, esse processo exige planejamento.
Apesar da prospecção de clientes fazer parte do processo de vendas, muitos empreendedores esquecem que essa etapa é um divisor de águas para o próprio negócio.
E digo isso sem exageros.
Ela é um filtro que permite a economia do recurso mais precioso para quem faz negócio, — o tempo.
Além disso, a prospecção de clientes está diretamente associada ao posicionamento de uma empresa, — da sua própria imagem.
Basta refletir sobre a seguinte questão: você prefere fazer negócio com um empreendimento cuja marca é conhecida e transmite credibilidade no mercado ou não?
É óbvio que — não só você, como qualquer empreendedor — optaria por aquela empresa que gera um sentimento de confiança. É natural.
Quanto mais o seu negócio ganha reconhecimento no mercado, mais clientes você vai ter e maior será o seu faturamento.
Saiba que “a prospecção de clientes representa metade da sua venda“.
E essa não é só a minha perspectiva quanto a importância desse processo, mas a de muitos dos profissionais que possuem muitos anos de atuação no mercado, além de reconhecimento.
Portanto, se você deseja saber mais sobre esse assunto, que é capaz de causar uma verdadeira transformação na sua empresa, fique atento, pois vou compartilhar informações valiosas a seguir:
- O que significa prospecção de clientes?
- Prospecção de clientes: sem este planejamento, sem resultados
- A importância dos eventos extraordinários
- Conquiste a perspectiva da águia
- Seja um vendedor águia!
O que significa prospecção de clientes?
A prospecção de clientes é uma das etapas mais importantes do funil de vendas, processo onde se desenvolve o início do relacionamento com um futuro cliente. Essa etapa ocorre após o cliente em potencial passar por alguns filtros (formas de validá-lo) para, aí, dar início à abordagem que vai garantir o alcance do resultado desejado por você.
É nessa etapa que os vendedores entram em contato com aqueles que demonstraram uma tendência maior para o fechamento de uma venda.
Isso ocorre pois, tal como disse anteriormente, esses possíveis clientes já foram validados (filtrados). Eles já demonstram um certo potencial para adquirir o produto/serviço.
Compreender o que significa prospecção de clientes e todo processo que engloba essa etapa promove uma tomada de decisão assertiva.
Afinal, devido a necessidade de planejamento para a conquista de novos clientes, agir de forma estratégica vai ser imprescindível para economizar recursos e potencializar os seus resultados.
Se você deseja descobrir quais ações tomar para realizar a prospecção de clientes da forma devida e alcançar os seus objetivos, veja o vídeo a seguir:
Incrível, não é mesmo?
Mas de onde vieram essas dicas há muito mais…
Fique atento!
Logo abaixo, compartilho informações selecionadas especialmente para você.
Confira!
Prospecção de clientes: sem este planejamento, sem resultados
Você já sabe que a etapa da prospecção de clientes é uma das mais importantes do funil de vendas.
Entretanto, na vida e nos negócios, sem planejamento, quase nada acontece.
E se você deseja consolidar o seu negócio, precisa de tomadas de decisão assertivas; precisa de uma organização que, de fato, lhe proporcione clareza, segurança e ajude a alcançar os seus objetivos.
Por isso, descubra quais são os pontos que você deve redobrar a atenção no seu planejamento para prospecção de clientes para, assim, atingir os resultados desejados.
Confira quais são eles a seguir:
Clientes
Como gerar relacionamento com uma pessoa, seja ela física ou jurídica, se você não a conhece?
Descobrir quais são as suas necessidades, os seus desejos e alinhar as expectativas de ambos os lados, vai ser indispensável para construir uma relação pautada no “ganha-ganha”.
Converse com o seu potencial cliente, busque conhecer mais sobre o mercado que ele atua. Pesquise sobre a empresa, seus produtos e/ou serviços.
São informações indispensáveis para o seu planejamento.
Tarefas
Grave isto: prospectar não é vender!
Ao marcar uma reunião de apresentação com cliente em potencial, não busque uma venda nesse momento.
Dificilmente, você vai conseguir êxito em uma abordagem assim.
Saiba que, nessa etapa, você precisa começar um relacionamento com ele.
Posteriormente, em um momento oportuno, aí você pode fazer uma abordagem que conduza-o ao fechamento.
Indicações
Você não deve solicitar uma indicação caso esteja em uma abordagem inicial com o possível cliente.
Afinal, ele ainda não possui informações o suficiente sobre o seu serviço/empreendimento, nem uma relação contigo. Ou seja, por que ele lhe indicaria ou indicaria para você um dos parceiros dele?
Em vendas, há um lema que você precisa ter muito claro na sua mente: clientes atuais conduzem a futuros clientes. Portanto, você, primeiro, precisa tornar o seu prospect em cliente e, só aí, esperar que ocorram indicações.
É isso mesmo que eu disse, “esperar”, pois as indicações devem ocorrer de forma espontânea.
Caso contrário, para você utilizar alguma estratégia para indicações de novos clientes, saiba que deve avaliar a possibilidade de estímulos como: desconto, bônus, entre outros.
Entretanto, muita calma nessa hora…
Se você não refletir e analisar bastante a viabilidade dessa estratégia, você pode sofrer sérios riscos de condicionar os seus clientes a indicarem os seus produtos e/ou serviços mediante apenas algumas dessas trocas citadas acima.
Ajustes
As necessidades não mudam, mas os desejos podem ser alterados constantemente.
Por isso, mapear a sua persona de tempos em tempos é importante.
Preparar conteúdo relevante nos canais de comunicação do seu negócio (e-mail, redes sociais, blog, etc) vai colaborar para que você possa compreender a sua persona e fazer os ajustes necessários para atender aos anseios dela.
Observação: para otimizar o seu tempo, o seu recurso mais precioso, na prospecção de clientes, descubra o quanto antes quem é o tomador de decisão e foque nele. Afinal, se é ele quem decide é nele que deve concentrar os seus esforços.
Próximo passo
Ao final da interação, na prospecção do potencial cliente, deixe claro qual o próximo passo a ser dado. Ou seja, você deve realizar um fechamento, caso identifique uma oportunidade real, ou marcar um novo encontro.
Faça um follow-up — um acompanhamento do processo de vendas. Vai lhe ajudar muito.
Observação: manter a clareza nesse momento é indispensável.
A importância dos eventos extraordinários
Na prospecção de clientes, você deve identificar eventos que possam gerar conexões estratégicas para você.
Essas conexões podem ser clientes em potencial ou amigos/parceiros que vão perceber o valor que você/sua empresa geram e, com o tempo, com a construção de relacionamento, realizarem a indicação do seu serviço/negócio.
Portanto, mapeei os eventos que conversam de forma direta e indiretamente com o seu empreendimento e esteja presente neles.
Construa networking, pois essa rede de relacionamentos é capaz de promover verdadeiras transformações no seu negócio!
Conquiste a perspectiva da águia
Para a prospecção de clientes ser efetiva, você precisa ter uma postura diferente.
E, para ter uma postura diferente, você deve mudar a sua mentalidade, o seu conjunto de crenças.
Ser um “vendedor águia” consiste em aprender a lidar com problemas.
Ser um “vendedor águia” consiste em ver uma situação por uma perspectiva macro, ver de cima.
Ser um “vendedor águia” consiste em tirar lições dos desafios, aprender com eles e voar ainda mais alto. É ser antifrágil.
Uma águia não anda com urubu nem papagaio. E não compartilha da mentalidade deles.
Ela não perde o seu precioso tempo fazendo barulho sem ação, ela vai direto ao ponto e age quando necessário.
A águia não vive de sobras. Do alto, ela seleciona a melhor oportunidade e faz de tudo para conquistar o seu objetivo.
Assim, é o “vendedor águia”. Ele possui clareza, foco, agilidade e inteligência para realizar o próprio sonho.
Para esse tipo de vendedor, a prospecção de novos clientes passa a acontecer de forma natural, pois o mesmo entende que isso faz parte da sua natureza, da sua vida.
Por isso, se você deseja ver os desafios por uma nova perspectiva, transformar o seu empreendimento e consequentemente a sua vida, descubra como se tornar um vendedor águia!
Seja um vendedor águia!
Eu segurei o único segredo para faturar muito, até aqui, pois as informações sobre prospecção de clientes abordadas anteriormente são necessárias para revelá-lo.
Aposto que você vai se surpreender ao descobrir o quanto a sua vida pode ser transformada assim que você tiver acesso a esse segredo.
Eu te disse que ser um vendedor águia muda toda a sua perspectiva, a sua forma de enxergar os problemas e o mundo.
E é justamente isso que você vai perceber ao ter acesso aquilo que quero compartilhar contigo.
Saiba que a decisão de mudar de vida é como aprender a voar.
Você precisa pular do ninho, deixá-lo para trás e conquistar um novo mundo.
Para isso, você precisa tomar uma decisão, pois ela vai ser capaz de promover a realização do seu sonho.
O segredo que vou revelar agora obviamente está ligado a sua transformação em um vendedor águia, mas isso não é nenhuma novidade, certo?
Portanto, clique no botão a seguir e desvende-o agora mesmo!