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Habilidade de vendedor: quase ninguém comenta isto.

Habilidade de vendedor: quase ninguém comenta isto

Engana-se quem pensa que a habilidade de vendedor se resume à vender um produto e/ou serviço.

A arte das vendas vai muito além do óbvio.

Eu ouso dizer que vender é da natureza humana, apesar de algumas pessoas precisarem desenvolver mais essa habilidade, por não tê-la como um traço mais forte da própria personalidade.

Cá entre nós: tudo na vida é assim. Uns nascem com uma predisposição maior para algo, outros menos, mas nada impede de que aquele que não nasceu com o talento não o desenvolva.

Pelo contrário, muitos daqueles que nascem sem uma predisposição maior costumam ser dedicados, consistentes e isso, na maioria das vezes, faz com que o mesmo obtenha resultados melhores que aqueles que nasceram com talento em uma determinada habilidade.

Entretanto, de um modo geral, todos temos esse impulso natural para as vendas.

Eu, você, o seu vizinho e o resto do mundo vendem ideias a todo momento.

E vale ressaltar: quando você não vende, compra. Logo, o ponto que busco no artigo de hoje é fazer com que você enxergue as oportunidades de vendas com clareza. E que promova a venda muito mais do que realize a compra.

Afinal, a habilidade de vendedor exige uma postura ativa, olhar atento e tomadas de decisão assertivas.

Se você deseja se destacar em meio a uma multidão de profissionais que vivem o mais do mesmo, o Grupo Vendedor Águia, especialista em vendas online, fez um conteúdo sob medida para lhe ajudar a dominar a arte das vendas.

Confira os tópicos abordados no artigo:

  • Quais as habilidades de um vendedor?
  • Habilidade de vendedor: a tecnologia revelou algo surpreendente
  • Seja um Vendedor Águia!

Quais as habilidades de um vendedor?

A principal habilidade de vendedor, aquela que é o principal pilar de todas as outras, é a escuta ativa. Compreendê-la vai permitir que você não só desenvolva as outras habilidades de quem trabalha com vendas, mas perceba o mundo de um modo diferente. E dessa forma conquiste os resultados desejados.

Preciso chamar a atenção para esse ponto, pois a escuta ativa vai promover uma virada de chave na sua forma de enxergar o mercado.

Pode parecer exagero, mas não é. Afinal, para que você possa ajudar o seu cliente em potencial a resolver um problema é necessário compreender as dores, necessidades e os seus desejos.

Se você estiver mais preocupado em “empurrar um produto e/ou serviço,” ele vai perceber a sua má intenção. E vá por mim: o resultado não vai ser positivo. 

Você não vai alcançar o seu objetivo. E o pior: dificilmente vai conseguir abordá-lo novamente.

De um modo geral, um bom profissional de vendas domina as habilidades sociais. Assim, ele é capaz de saber o momento certo de abordar o cliente e como fazer isso da melhor forma.

Entretanto, além dos pontos mencionados, aqui, vou compartilhar contigo as principais habilidades de quem trabalha com vendas

Confira quais são elas logo abaixo:

Adaptabilidade

O vendedor é um verdadeiro camaleão.

É com essa característica em mente que você vai ser capaz de identificar as mudanças no ambiente (mercado) e se adaptar ao mesmo.

Isso é fundamental, pois é através dessa habilidade que você vai identificar tendências com mais facilidade e mudar a sua abordagem junto ao cliente em potencial (o seu prospect).

Isso inclusive está ligado à forma com que você se comunica

Ao compreender a importância da adaptabilidade, você vai ser capaz de personalizar a sua comunicação tornando-a efetiva quando abordar o seu cliente em potencial. 

Inteligência emocional

Essa é uma habilidade de vendedor que chama atenção.

Afinal, se você deseja se destacar em meio à uma multidão de profissionais de vendas, tenha em mente que reagir diante das situações não é uma boa escolha.

Grave isto: aja, não reaja!

Não perca o seu eixo, o seu equilíbrio diante das situações. 

Em vendas, é muito comum ver os profissionais iniciantes vivenciando uma montanha russa de emoções.

Entretanto, saiba que, ao se permitir viver isso, não fará bem para a sua saúde, nem vai conquistar os resultados desejados.

Sendo assim, compreender as suas emoções, escolher dentre elas as positivas para promover bons sentimentos, agir frente às objeções e frustrações de forma inteligente – vão sedimentar o seu caminho rumo ao sucesso em vendas.

Comunicação

Este tipo de vendedor que você busca se tornar, o que se destaca em meio à multidão, entende que a comunicação vai muito além das palavras.

A comunicação está presente na sua postura e na forma de você se vestir também.

Portanto, você se comunica até mesmo quando não abre a boca.

Compreender isso faz toda diferença, pois permite que você seja ainda mais estratégico e efetivo quanto ao alcance do seu cliente em potencial.

Já dizia o senso comum: a primeira impressão é a que fica!

E devo confessar: isso é a mais pura verdade.

Até porque é indispensável ter a consciência de que muitas pessoas vendem uma imagem que não reflete a essência delas (incongruência no posicionamento), e isso não ajuda na comunicação com o prospect.

Prezar pela transparência facilita a construção de relacionamento com o potencial cliente, mas, antes, a comunicação deve ser pensada estrategicamente.

Rapport

Esse termo é de origem francesa, oriundo de rapporter, e significa “ trazer de volta”. Na psicologia, se refere à construção de empatia, de relacionamento.

Em vendas, o rapport é essencial para que, no decorrer da abordagem, da prospecção haja conexão entre você o seu cliente em potencial.

Para o desenvolvimento dessa habilidade de vendedor, você precisa sobretudo usar do espelhamento, ou seja, o alinhamento da sua postura corporal e do tom de voz com o seu prospect.

É dessa forma que, à medida que conversa com o seu cliente em potencial, você vai transmitir segurança, confiança e promover o alinhamento de expectativas. Desse modo, você aumenta as suas chances de alcançar o “sim”.

Solução de problemas

Um bom profissional de vendas precisa ser um solucionador de problemas.

E, além disso, precisa resolvê-los de forma rápida

Do mesmo modo que você pode perder o tempo de resposta (timing) para contrapor um argumento de um cliente em potencial e consequentemente perder a venda, há a possibilidade de fechar um acordo com o prospect ao demonstrar preparação contra todas as objeções lançadas por ele.

Para chegar a esse ponto, você precisa estudar os seus clientes com profundidade. E, para isso, conhecer o seu público-alvo, cliente ideal e a sua persona é necessário.

Observação: quanto mais você estudar os problemas (a dor), as necessidades e desejos do cliente, maior será a probabilidade de ser assertivo na sua abordagem.

Gerenciamento de tempo

Ser organizado é um desafio para muitas pessoas.

Em vendas, o profissional que é organizado se destaca, pois isso aumenta consideravelmente as chances de abordar mais clientes em potencial.

Desse modo, aumenta também a probabilidade de fechar mais contratos e assim conquistar resultados cada vez maiores.

Vale ressaltar que o tempo é o nosso recurso mais valioso, pois é a métrica da nossa vida.

Logo, quanto maior for a sua organização, consequentemente terá mais tempo à sua disposição.

Seja esse tipo de vendedor o quanto antes e se destaque facilmente no mercado!

Habilidade de vendedor: a tecnologia revelou algo surpreendente

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Apesar de tudo que foi comentado acima sobre a habilidade de vendedor, hoje em dia, de nada adianta realizar um processo de venda sem alinhá-lo à tecnologia.

Afinal, como já dizia Bill Gates há mais de 30 anos atrás: o negócio que não estiver na internet não fará negócios!

E obviamente essa reflexão vale para você…

Lembra quando comentei que o profissional de vendas é um camaleão?

Se você compreendeu a importância da adaptabilidade, sabe o quanto é importante ler o contexto histórico em que vive (o ambiente).

Atualmente, os profissionais de vendas que trabalham de forma estratégica com a tecnologia conquistam escala rapidamente. Ou seja, aumentam ainda mais o faturamento.

É importante salientar esse ponto, visto que vivemos a era da informação. E isso só foi possível graças à internet.

Portanto, não vacile, utilize as ferramentas tecnológicas que estão à sua disposição!

Desse modo, você vai ser capaz de desfrutar da vida que sempre sonhou, o quanto antes.

Para realizar os seus sonhos através do domínio da arte das vendas, confira um vídeo que elaborei sob medida para você, a seguir:

Seja um Vendedor Águia!

Tornar-se um profissional de vendas não é uma tarefa fácil, mas posso lhe garantir que é recompensadora.

Considero a profissão de vendas como um estilo de vida. Foi através da habilidade de vendedor que basicamente conquistei tudo o que tenho hoje. 

E mais: foi o que me permitiu estar aqui compartilhando conhecimento que adquiri no campo de batalha das vendas contigo.

Sou muito grato pelo conteúdo que posso compartilhar e que já transformou a vida de diversos membros da minha comunidade.

Portanto, se você deseja transformar a sua vida positivamente, como eu transformei a minha há alguns anos atrás, desfrutar de independência financeira, flexibilidade geográfica e sobretudo paz de espírito, não perca tempo, clique no botão abaixo agora mesmo e descubra como fazer isso acontecer!

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Marcos Paulo é conhecido como Vendedor Águia. Empresário, Copywriter e CEO do Grupo Vendedor Águia, empresa especializada em Educação e Negócios Digitais.
Realizou +18 mil vendas em 20 países diferentes, possui +1.2 milhões de seguidores em seus perfis no Instagram e ajudou +3 milhões de empreendedores em seu canal no YouTube.

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