“Vendedor bonzinho não vende,” eis um grande paradigma que deve ser superado por você o quanto antes.
Quanto mais tempo você perde sem sair do modo “bonzinho”, pior.
Talvez você esteja com receio por não ter se preparado como deveria para vender.
Talvez você esteja com receio por vender algo que não acredita.
Talvez você esteja com receio por não ter estudado bem o cliente.
Fato é: se você, realmente, tiver conhecimento sobre vendas, “o mundo vai estar aos seus pés”.
Afinal, um bom profissional de vendas sabe o momento exato de entrar e sair de uma negociação.
E mais: um bom profissional de vendas reconhece o seu valor e não permite gastar tempo, um dos seus recursos mais valiosos, com quem não está interessado naquilo que ele tem para compartilhar.
Obviamente, não estou dizendo para que você seja grosso ao avaliar o nível de interesse do seu visitante e perceber que o mesmo não está alinhado com a proposta do seu negócio.
Entretanto, quero que você descubra a melhor forma de identificar o momento do seu visitante ou cliente em potencial, em que estágio da jornada ele se encontra, e saiba valorizar tanto o seu tempo quanto o dele.
Se você já refletiu sobre o tema “vendedor bonzinho não vende”, se identifica com ele e deseja mudar a sua atual situação, saiba que o Grupo Vendedor Águia, especialista em vendas digitais, fez um conteúdo sob medida para lhe ajudar nessa jornada.
Confira os assuntos do artigo a seguir:
- Por que o vendedor bonzinho não vende?
- Vendedor bonzinho não vende: dicas infalíveis para mudar
- Seja um Vendedor Águia!
Por que o vendedor bonzinho não vende?
O vendedor bonzinho não vende e isso ocorre por diversos fatores. Entretanto, de um modo geral, a raiz que promove o comportamento que impossibilita o profissional de vendas a concretizar o objetivo dele é o medo. Medo de errar, de incomodar, de ouvir um “NÃO” como resposta, etc. Dessa forma, o vendedor bonzinho não vende porque, infelizmente, não merece. Mas saiba que há solução para isso.
Se você se considera um profissional de vendas bonzinho, grave isto: não quero que você se torne arrogante, nem malvado para mudar a sua situação atual!
Apenas quero que você entenda de uma vez por todas que um bom vendedor deve ser assertivo (isso é imprescindível).
Sendo assim, você precisa estar confiante.
Observação: uma verdade compartilhada entre os melhores vendedores é que a sua mentalidade interfere diretamente no resultado das suas abordagens com o cliente em potencial.
Há um ditado até que reforça esse ponto: “a primeira impressão é a que fica”.
E, por saber disso, é que você deve pensar o seu posicionamento, a sua postura.
Afinal, a forma com que você aborda o potencial cliente pode definir o resultado de uma interação em poucos segundos.
Logo, cabe a você se antecipar a toda e qualquer objeção possível.
E você só pode agir assim se conhecer quem se interessa pelo seu produto/serviço à fundo.
O bom profissional de vendas, jamais o vendedor bonzinho, é autoconfiante e consegue um número de conversão incrível, o qual se traduz em ótimos resultados, pois parte de um conhecimento profundo sobre o cliente em potencial.
Vendedor bonzinho não vende: dicas infalíveis para mudar
Se você não vê a hora de virar a chave do “vendedor bonzinho não vende” para o vendedor assertivo, chegamos ao seu divisor de águas.
Antes de compartilhar dicas infalíveis sobre como mudar esse estado, essa mentalidade de “bonzinho”, devo confessar para você: utilizarei a terminologia “vendedor assertivo” apenas para facilitar a sua compreensão sobre o tema.
Faço questão de chamar a sua atenção para esse ponto, pois creio que o profissional de vendas de fato, sabe agir sem hesitar, quando necessário. É um profissional que possui um olhar de águia; é extremamente certeiro quando identifica uma oportunidade.
Dito isso, descubra as dicas infalíveis para deixar de ser um vendedor que não vende:
Busque autoconhecimento
Esta ideia precisa ficar gravada na sua mente: vender é um estilo de vida.
Enquanto você tratar a venda como uma mera aquisição de um produto e/ou serviço, você vai estar na média dos profissionais de venda.
Ao compreender que a venda ocorre a todo momento, que ideias podem e devem ser vendidas e que a esmagadora maioria dos grandes influenciadores do mundo são ótimos vendedores, você vai se destacar em meio à multidão desses profissionais.
Entretanto, para isso, você deve descobrir quais são os seus pontos fortes e fracos; você precisa de autoconhecimento.
Afinal, como fiz questão de frisar no começo: você, profissional de vendas, costuma definir o seu resultado nos primeiros segundos da interação com o cliente em potencial.
E isso é fruto da sua mentalidade, do seu equilíbrio interior.
Portanto, além dos seus pontos fortes e fracos, busque desenvolver sua inteligência emocional em vendas. Sem isso, você vai viver uma montanha russa de emoções.
E cá entre nós: assim, ninguém é capaz de usufruir de qualidade de vida. E se essa é a única forma que você enxerga para ser um profissional de vendas, você está no lugar errado, pois isso não faz sentido algum.
Valorize-se
Se você não se vê como uma autoridade no que diz e não se valoriza, por que o seu cliente deveria lhe enxergar como alguém que ele tivesse que dar atenção?
O estigma “vendedor bonzinho não vende”, em grande parte, é alimentado pela sua falta de amor próprio.
Se você não der o melhor de si para se olhar no espelho, sentir orgulho do que vê e reconhecer o profissional de vendas diferenciado que se tornou, como vão notar esse seu ponto forte?
Tudo na vida está interligado. Se você preza por organização, tende a ser assim na vida pessoal e profissional; Se você preza por determinação, tende a ser assim na vida pessoal e nos negócios; Se você se valoriza, também. E por aí vai…
Tudo isso transparece, exala, salta aos olhos, sem que você abra a boca para comunicar.
Por isso, se valorize!
Ao se valorizar, os seus clientes em potencial, vão notar isso e tratá-lo com a seriedade, o respeito e a atenção que merece.
Não dê desconto
Quando o assunto é desconto, CUIDADO!
Muitas vezes o vendedor bonzinho não vende e, o pior, acaba comprando…
Comprando a ideia de que o desconto é a melhor saída para não perder o cliente.
E, se você já passou por isso, sinto lhe dizer: esse é um dos piores erros que um aspirante a profissional de vendas com destaque no mercado pode cometer.
Afinal, ao dar desconto facilmente, o que você subcomunica é que o seu produto e/ou serviço não possui valor ao ponto do seu cliente optar pela sua solução, em detrimento à da concorrência – sem reclamar.
Além disso, outro exemplo, tão importante quanto o apresentado anteriormente, é quando, pela incompetência de não saber transmitir com clareza o real valor do seu produto e/ou serviço, você permite que o cliente em potencial solicite desconto.
Esta é a mais pura verdade: se você estiver seguro de si e dos produtos e/ou serviços que oferece, a grande maioria dos seus clientes em potencial, vai negociar contigo sem chorar por desconto.
Tenha postura
Faça a sua parte e o que tiver de ser seu será…
Se você fizer o dever de casa bem feito, não há o que temer.
Se você está confiante e conhece MUITO BEM a solução que oferece ao seu prospect, não há motivos para sofrer com preocupações.
De antemão, aceite que você vai receber mais “não” do que “sim”.
Sendo assim, aceite também que aquele cliente que não estiver alinhado com a sua proposta, não vale o seu tempo.
Portanto, mantenha a postura, a educação e encerre a abordagem educadamente.
Vendedor que não vende sofre porque não tem postura e gasta o seu maior ativo, seu tempo, em vão.
Mude isso, se posicione; tenha postura!
Acredite
Você precisa entrar no campo de batalha das vendas certo de que já venceu a guerra.
Vendedor bonzinho não vende, pois já perdeu a guerra antes mesmo de se lançar em meio às trincheiras do mercado.
A primeira batalha a ser vencida é a mental, como já deixei claro em uma das dicas acima.
Transpor essa barreira é o principal desafio, pois é ele que lhe permite sair da inércia e dar os próximos passos. O pontapé inicial é sempre o mais desafiador. À medida que você vence o primeiro obstáculo, os próximos tendem a ser mais fáceis.
Por isso, acredite, dê o primeiro passo e saia da inércia logo!
Ao acreditar, mesmo uma batalha perdida jamais será o suficiente para impedir você de vencer a guerra contra a concorrência e conquistar os resultados que deseja.
Confira logo abaixo um vídeo especial que fiz para você se blindar do estigma “vendedor que não vende”:
Seja um Vendedor Águia!
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