As vendas na pandemia foram drasticamente afetadas.
E, com isso, muitos empreendedores viram o resultado dos seus empreendimentos descerem ladeira abaixo.
Convenhamos: independentemente de você ter começado ou não a empreender por agora, todos nós vivemos o cenário caótico da covid-19 e sabemos o quão desesperador ele foi…
De fato, ele ainda não passou. E é justamente por isso que você precisa se precaver contra o retorno desse risco (isso é improvável, mas não é impossível de acontecer) ou até mesmo qualquer outro que possa surgir de forma imprevisível.
Enquanto vendedor, você deve agir de forma estratégica.
Assim, aprender com o passado para compreender o presente e “prever o futuro” vai lhe proporcionar tomadas de decisão assertivas.
Devo chamar a sua atenção para o fato de que o vendedor que se comporta desse jeito sempre vai estar acima da mediocridade.
Ou seja, ao agir assim, você vai estar anos-luz à frente da concorrência.
E quem não deseja isso, não é mesmo?
Além de aprender a lidar com os diversos desafios ao analisar o seu histórico, neste artigo, você terá acesso a algumas dicas incríveis que vão lhe ajudar a alcançar os seus objetivos.
Por fim, ao lê-lo na íntegra, você vai descobrir o segredo responsável por causar uma verdadeira revolução nos seus resultados em vendas.
Dito isso, confira os temas selecionados a dedo para você logo abaixo:
- O quê vender na pandemia?
- Vendas na pandemia: mudar isto não é uma opção
- Descubra como vender todo dia
- Seja um Vendedor Águia!
O quê vender na pandemia?
As vendas na pandemia sofreram de forma peculiar. Afinal, a covid-19, para a grande maioria foi um evento imprevisível. Sendo assim, vender na pandemia foi desafiador, mas também trouxe inúmeras lições. Dentre elas destaco 5 temas que proporcionaram grandes ensinamentos (transformação digital, comércio online, home office, estratégia e comunicação).
A mudança do comportamento do consumidor gerada no ponto alto da pandemia, trouxe um efeito colateral que marcou a forma de vender produtos e/ou serviços.
Essa mudança não foi pontual. Não se trata de uma mudança simples.
A pandemia acelerou a consolidação de um comportamento que era previsto por muitos estudiosos a respeito do tema “consumo”.
Por isso, quero deixar bem claro uma coisa aqui: trouxe a pergunta “o quê vender na pandemia?”, como forma de chamar a sua atenção, pois ela foi feita por muitos.
Porém, a pergunta correta deve ser a seguinte: como vender na pandemia?
Devo frisar isso, pois os consumidores possuem as mesmas necessidades e muitos mantiveram o mesmo desejo durante a pandemia. Ou seja, a mudança ocorreu na forma de consumo.
Só para você ter uma ideia: cerca de 73,1% dos negócios, sejam micro, pequena ou média empresa, vendem hoje através do meio digital.
Hoje, o que se percebe como mudança, é que a visão e os valores do consumidor atual mudou.
Portanto, para tirar vantagem desse novo cenário e aproveitar as inúmeras oportunidades, você precisa estar atento (a) a essa mudança de paradigma e se adequar à ela.
Vendas na pandemia: mudar isto não é uma opção
Logo acima, comentei que as vendas na pandemia trouxeram grandes lições e que, dentre elas, é indispensável que você tenha conhecimento sobre 5 temas — em específico.
Dada a relevância de cada um deles, vou desenvolvê-los a seguir e provar para você o porquê deve ter muita atenção com eles.
Confira-os logo abaixo:
Transformação digital
Há mais de 20 anos, Bill Gates já dizia: se a sua empresa não estiver na internet, a sua empresa estará fora de negócios!
A transformação digital não é mais uma opção.
A pandemia foi apenas uma constatação disso.
Afinal, com o crescimento exponencial do comércio online, todo e qualquer empreendedor que se preze foi forçado a olhar para o digital.
E assim, sem essa transformação, sem um posicionamento estratégico, assertivo, aproveitar as inúmeras oportunidades desse mercado não seria possível.
Aqui devo chamar a sua atenção para algumas das principais ferramentas que ganharam ainda mais destaque no período da pandemia.
Descubra quais são elas a seguir:
- SAC 2.0;
- Secretárias virtuais;
- Automatização de sistemas;
- Chatbots;
- Sistema de assinaturas digitais e muito mais;
- Sistemas integrados para equipe.
Comércio online
O crescimento registrado em 2021 nas pequenas e médias empresas (PMEs) foi considerável em comparação ao ano de 2020.
Esse crescimento representou cerca de 2,3 bilhões de reais em vendas digitais, — um recorde de vendas no varejo digital.
Portanto, é natural que, em se tratando das vendas na pandemia, a atenção de muitos empreendedores tenha se voltado para o comércio online.
Além disso, vale ressaltar que, durante boa parte desse período, o comércio online foi uma das poucas opções para a manutenção de muitos empreendimentos.
Entretanto, além da transformação digital, para que você possa aproveitar as vantagens desse comércio, um ponto indispensável a ser analisado é o canal de comunicação com o seu cliente.
Home office
É praticamente unânime: tirando as empresas cujas atividades eram essenciais para a sociedade, todas as outras que sobreviveram ao ponto mais alto da crise decorrente do coronavírus fizeram uso do modelo de trabalho “home office“.
E os empreendedores que implantaram esse modelo de trabalho tiveram uma economia considerável com essa medida.
Essa mudança, praticamente forçada, foi a responsável pelo surgimento de um novo paradigma.
Devo frisar isso, pois, muitas dessas empresas perceberam que esse modelo é funcional para muitos negócios.
Observação: inicialmente, havia muita incerteza quanto às vendas na pandemia. Porém, aos poucos, um cenário marcado pela manutenção de empregos e da predileção do atendimento humanizado se mostrou completamente possível.
É por isso que chamo a sua atenção para a necessidade do desenvolvimento da mentalidade digital.
Estratégia
A interação através do ambiente virtual era considerada um verdadeiro desafio tanto para o vendedor/empreendedor quanto para o seu futuro cliente.
Esse paradigma foi quebrado, como afirmei no decorrer deste artigo.
Assim, um novo mundo se apresentou.
Aquelas interações que, muitas vezes, exigiam uma inteligência logística, hoje, podem ser realizadas praticamente de forma instantânea.
Através de estratégias de apenas um único clique, você pode ajudar o seu futuro cliente a encontrar a solução desejada.
Com essa interação e as ferramentas atuais, presentes no mundo digital, você consegue mapear as necessidades e os desejos do seu cliente, além de descobrir o melhor momento e a solução mais viável para ele.
Dessa forma, você vai poder criar estratégias de vendas na pandemia e conquistar resultados expressivos.
Comunicação
Com o advento e a socialização da internet, problemas que, antes, demoravam muito tempo para serem solucionados, hoje podem ser resolvidos rapidamente.
Até pouco tempo atrás, você ou o seu cliente precisaria aguardar um tempo considerável ao telefone para resolver, por exemplo, um problema sobre uma TV por assinatura.
Atualmente, basta alguns minutos em um chat, que pode ser via plataforma da empresa, ou próprio WhatsApp para encontrar uma solução que atenda aos seus anseios.
E por se tratar de uma dor compartilhada deve fazer diferente junto ao seu empreendimento.
É por isso que você precisa ser assertivo ao escolher os canais de comunicação para o seu negócio.
Descubra como vender todo dia
Agora que você já possui uma visão clara sobre o cenário de vendas na pandemia, vou compartilhar contigo algo que vai ser indispensável na sua jornada — no mundo digital.
Afinal, este blog é um dos meus canais de comunicação contigo
Aqui, o meu intuito é compartilhar soluções que vão agregar valor para o seu desenvolvimento
Se não fosse por isso, essa iniciativa não faria sentido algum para mim…
Esse é o meu propósito. É por isso que produzo conteúdo.
Saiba que eu, do mesmo modo que você, viví a pandemia.
Porém, já atuo há um certo tempo no digital e sei o poder que ele representa para quem sabe utilizá-lo.
Logo, através do conhecimento que adquiri ao longo dos últimos anos, pude passar por esse período sem angústia e sofrimento financeiro.
E confesso: com dedicação, foco, clareza e o método certo de vendas online, você vai ser capaz de voar alto também!
Se eu, que nunca tive uma vida fácil, pude conquistar liberdade financeira e paz de espírito, saiba que você também é capaz!
Se deseja saber como isso é possível, veja um vídeo especial que preparei para você logo abaixo:
Incrível, né?
Saiba que, hoje, o céu é o limite para você!
Seja um Vendedor Águia!
O processo de vendas na pandemia ou em qualquer outra situação desafiadora, não precisa ser sofrido.
E digo isso, pois, com inteligência, você vai ser capaz de transformar a sua realidade.
Com inteligência, você vai estabelecer metas claras e possíveis de serem realizadas.
Assim, alcançar os seus objetivos e consequentemente os seus sonhos vai ser completamente possível.
Entretanto, o meu método vai além…
Esse caminho que acabei de descrever acima, apesar de louvável, é o ordinário, o comum.
O método que desenvolvi e que vai lhe ajudar a ir além do que você desejou é extraordinário.
Com ele, você vai ser capaz de conquistar a tão sonhada liberdade financeira enquanto dorme.
E digo isso sem exageros.
Esse é o segredo que vai afetar os seus resultados de forma exponencial.
Você não precisa acreditar nas minhas palavras. Tire as suas próprias conclusões ao clicar no botão abaixo!