Hoje em dia, com a influência que o marketing digital ganhou no mercado, o tema copywriting obtém cada vez mais destaque.
E, assim, é normal que muitos vendedores queiram saber mais sobre o tema e conhecer um exemplo de gatilhos mentais.
Se você está aqui, deve ser o seu caso…
Afinal, ele está envolto por um assunto de extrema relevância para a conquista de melhores resultados: a persuasão.
A persuasão é tão importante que você, ao tomar conhecimento do exemplo de gatilhos mentais, vai ser capaz de provocar uma verdadeira transformação na sua jornada de desenvolvimento profissional.
E o melhor: a aplicação do tema de hoje ultrapassa as barreiras do universo profissional.
Ele se aplica a tudo (relações amorosas, filiais, fraternas, etc).
Aqui, vale lembrar o que Philip Kotler, pai do marketing contemporâneo, disse certa vez: tudo é marketing!
E como o marketing e a arte das vendas são irmãos-siameses, logo, tudo é “vendas” também.
Por isso, neste artigo, vou abordar os principais “gatilhos mentais” e suas funcionalidades.
E vou além, pois, para fazer jus ao tema do artigo, trarei exemplos para que você possa memorizar o assunto.
Vale ressaltar que abordar a temática dessa forma vai facilitar a aplicação dela no seu cotidiano.
Portanto, se você não deseja perder a oportunidade de promover uma mudança radical nos seus resultados, não desgrude os olhos da tela.
O Grupo Vendedor Águia, especialista em vendas digitais, preparou um conteúdo especial para ajudar a bater metas, alcançar objetivos e realizar o seu sonho de prosperidade em vendas.
Confira os principais assuntos abordados logo abaixo:
- Tipos de gatilhos mentais
- Exemplo de gatilhos mentais: estes são INDISPENSÁVEIS para você
- Seja um Vendedor Águia!
Tipos de gatilhos mentais!
Antes de compartilhar exemplo de gatilhos mentais, saiba que o termo “gatilhos mentais” é apenas uma convenção. Ou seja, no Brasil, devido a tradução do livro “As armas da persuasão” ter se utilizado desse termo, o mercado passou a utilizá-lo também. Entretanto, aquele que mais se aproxima do real significado da língua inglesa é “atalhos mentais”.
Isso precisa ficar muito claro para você, pois, aqui neste blog, você terá acesso a um conteúdo sério.
Eu, muitas vezes, utilizo o termo “gatilhos mentais” para facilitar a comunicação com o público.
Porém, quero deixar bem claro que essa explicação que compartilhei acima é válida.
O maior nome do assunto “persuasão” é o PHD Robert Cialdini.
Foi ele o escritor do livro “As armas da persuasão”.
Nesse livro, Cialdini seleciona 6 “gatilhos”, aos quais faz questão de frisar que deles surgem outros tantos complementares.
Entretanto, ao iniciar a sua jornada tendo como conhecimento apenas esses, já vai ser o suficiente para dar passos largos rumo a concretização dos seus sonhos.
Dito isso, conheça os 6 principais “gatilhos mentais” logo abaixo:
- Reciprocidade;
- Coerência;
- Aprovação social;
- Afeição;
- Autoridade;
- Escassez.
Observação: independentemente dos “gatilhos mentais”, saiba que eles não funcionam como uma ferramenta de controle/domínio sobre o seu cliente em potencial. Essas ferramentas atuam como forma de estimular a ação desejada.
Quanto a isso, o que você precisa ter em mente é que os “gatilhos mentais” representam formas de ativação de caminhos neurais associados às vivências das pessoas que compõem o seu público-alvo, ICP, persona.
É por isso que você deve conhecer o seu cliente em potencial a fundo, para que, assim, possa aumentar as suas chances de conversão ao definir uma estrutura persuasiva.
Exemplo de gatilhos mentais: estes são INDISPENSÁVEIS para você
Agora vou compartilhar contigo exemplo de gatilhos mentais para que você possa fixar o conceito e assim colocá-los em prática no seu dia a dia.
Confira os principais tipos de gatilho mental logo abaixo:
Reciprocidade
Esse é um exemplo de gatilhos mentais muito interessante.
Afinal, muitos profissionais de vendas o subestimam.
Você até pode desconfiar que — ao gerar valor para o seu cliente através de uma ação — isso seja capaz de fazê-lo consumir os seus serviços/produtos ainda mais.
Entretanto, saiba que essa é a mais pura verdade.
A partir do momento em que você demonstra genuinamente o desejo de agregar valor para o seu cliente em potencial — através da promoção de clareza, para que o mesmo enxergue a melhor escolha para o empreendimento dele —, ele vai ser capaz de retribuir a sua colaboração.
Observação: há um termo bem conhecido no universo das startups que é o overdelivery. Ou seja, entregue mais do que o esperado.
É desse modo que você vai ser capaz de conquistar a reciprocidade, e mais: gerar relacionamento com o seu cliente em potencial.
Coerência
À medida que você estiver conversando com o seu cliente em potencial busque promover pequenos compromissos com ele.
Afinal, geralmente, as pessoas tendem a ser coerentes com aquilo que se comprometem.
Por isso, a medida que conversa com ele, uma forma interessante de você ativar esse “gatilho mental” é fazer perguntas como:
- Quais as vantagens você viu neste produto/serviço?
- Por que se interessou neste produto/serviço?
- O que chamou a sua atenção neste produto/serviço?
Perguntas como essas são capazes de fazer o seu cliente em potencial refletir sobre os motivos que levaram-no a se interessar pelas suas soluções e servem de estímulo para que ele tome uma decisão rapidamente.
Aprovação social
Nós somos seres sociais.
Somos feitos para viver em comunidade.
Tanto que só chegamos aos dias de hoje, pois aprendemos a trabalhar em grupo.
Pensar nisso reforça a nossa necessidade de aprovação.
Afinal, sem a aceitação do grupo, o ser humano se sente rejeitado e isso, para a nossa espécie, representa um estado de vulnerabilidade e incerteza.
Fazer com que o seu cliente em potencial tenha provas de que a decisão a ser tomada por ele possui respaldo social, transmite segurança, previsibilidade, sensação de controle e é indispensável para conquistar os resultados que você deseja.
Portanto, ao abordar o seu cliente em potencial busque trazer exemplos de situações que envolvam o contexto da venda do seu produto/serviço e demonstre como a sua solução deu certo com outras pessoas.
Isso vai maximizar os seus resultados.
Afeição
Gerar identificação com o seu produto é indispensável para alcançar o seu objetivo.
A afeição, identificação, pode ser gerada quando você busca algo em comum com o seu cliente em potencial.
O sentimento que você deve gerar através da sua solução é que ela foi feita sob medida para o cliente, ao ponto dele sentir que a sua solução é praticamente perfeita.
Ou seja, ela é feita sob medida e atende todos a todos os anseios que ele possui.
Um exemplo interessante a ser citado é o seguinte: digamos que você mapeie a sua persona e descubra que ela preza por produtos feitos no Brasil, logo, nacionais.
Portanto, ao promover a sua solução, caso ela seja tipicamente brasileira, chamar atenção para esse fato é estratégico, pois ressalta esse sentimento tão importante para o cliente em potencial, além de gerar conexão.
Autoridade
Você precisa transmitir credibilidade através da sua solução.
Para isso, você precisa demonstrar que é autoridade naquilo que se propõe a fazer pelo seu cliente em potencial.
Esse exemplo de gatilho mental é poderosíssimo.
Até porque, ao necessitar de uma solução, quem não escolheria aquela cujo profissional de vendas demonstra ter domínio daquilo que propõe?
É natural seguir a sugestão de profissionais que transmitem autoridade, pois isso, inconscientemente, transmite segurança, credibilidade e paz do espírito.
Escassez
Você precisa estimular o seu cliente a tomar uma decisão o quanto antes.
Além disso, você precisa fazer com que ele se sinta especial através de uma solução feita sob medida.
Isso justifica a importância dele tomar uma decisão em um curto espaço de tempo.
Afinal, a cada segundo adiado, ele perde a oportunidade de promover uma transformação positiva na vida dele.
E, infelizmente, a sua solução, talvez, não fique disponível durante muito tempo no digital.
Portanto, estimule o seu potencial cliente a se posicionar rapidamente frente a sua chamada para ação (CTA).
Esse exemplo de gatilhos mentais é aquele cuja presença se faz necessária em uma comunicação.
Interessante né?
Espero que você tenha gostado dos tipos de gatilhos mentais.
E para colaborar ainda mais na sua compreensão quanto ao assunto exemplo de gatilhos mentais, compartilho a seguir um vídeo que fiz sob medida para você:
E para colaborar ainda mais na sua compreensão quanto ao assunto exemplo de gatilhos mentais, compartilho a seguir um vídeo que fiz sob medida para você:
Seja um Vendedor Águia!
Se deseja ir além do óbvio, se destacar em meio a multidão e alcançar a vida próspera que sempre sonhou, você precisa associar o assunto “exemplo de gatilhos mentais” com uma ferramenta capaz de lhe proporcionar resultados incríveis — até mesmo enquanto dorme.
Você pode até achar que isso é um exagero, mas saiba que é completamente possível.
Entretanto, para isso, é indispensável que você tenha acesso ao melhor método de vendas online da internet.
Ele permite que você ganhe escala rapidamente, pois se utiliza de uma metodologia inovadora e testada por mim, ao longo dos meus anos de atuação no digital, e por meus alunos, participantes da minha comunidade.
Eu não quero que você acredite somente nas minhas palavras, mais tire as suas próprias conclusões.
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